Novo Audi RS5 e RS5 DTM revelados em Genebra!
A Audi apresentou no Salão Automóvel de Genebra o novo RS5, que apesar de ter partilhado o palco com a nova "arma" da marca de Ingolstadt para o DTM, o Audi RS5 DTM, foi a grande "estrela" da fabricante germânica para o primeiro dia de imprensa do certame helvético.
A isto acrescenta-se o enorme difusor traseiro, as ponteiras de escape ovais, o pequeno "lip-spoiler" traseiro e as enormes jantes de 19 polegadas, ainda que estejam disponíveis versões mais imponentes de 20 polegadas.
Mas se ao nível do exterior as mudanças não foram radicais, o mesmo não se pode dizer do motor, que é completamente novo. Trata-se de um bloco V6 biturbo de 2.9 litros que produz 450 cv de potência e 600 Nm de binário máximo, um aumento de 170 Nm face ao modelo anterior. Estes "números" permitem que este RS5 acelere dos 0 aos 100 km/h em 3.9 segundos e que chegue aos 280 km/h de velocidade máxima (com o pacote opcional "dynamic package").
Com um peso total de 1655 kg (menos 60 kg do que o seu antecessor), este RS5 está bastante mais próximo do solo do que o A5 convencional (ainda que a Audi não especifique quanto) e conta com uma suspensão com Dynamic Ride Control (DRC) que permite ser ajustada.
As mudanças ao nível do design estão relacionadas com as alterações no regulamento, ao contrário do motor, que é baseado no bloco que já existia. Trata-se de um V8 de 4.0 litros que debita 500 cv.
A enorme carga aerodinâmica continua a ditar o "estilo" desta proposta, que conta agora com um novo difusor dianteiro e traseiro, e com uma asa traseira que apesar de estar na mesma posição, foi aprimorada.